Pássaros & Cia

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum Voltado a criação e manutenção de aves silvestres e exóticas.

Palavras-chaves

Últimos assuntos

» Treinamento de Trinca Ferro para torneio
O trinca ferro por Monteiro Júnior I_icon_minitimeQua Jul 08 2015, 14:49 por Andersongb

» Apresentação!
O trinca ferro por Monteiro Júnior I_icon_minitimeQui Abr 30 2015, 18:45 por ronaldooliveira

» Apresentação de Célia Maria Cayres - São Paulo - SP
O trinca ferro por Monteiro Júnior I_icon_minitimeTer maio 20 2014, 13:08 por CÉLIA MARIA CAYRES

» Receita para o sucesso de criação em cativeiro
O trinca ferro por Monteiro Júnior I_icon_minitimeTer maio 20 2014, 08:39 por Pablo Silva

» DICA: se meu trinca está corrido e agora?
O trinca ferro por Monteiro Júnior I_icon_minitimeTer maio 13 2014, 18:36 por Monteiro Junior

» Aplicação e uso do hortelã
O trinca ferro por Monteiro Júnior I_icon_minitimeSeg maio 05 2014, 22:52 por eder simao satiro

» Samurai meu Trinca amazonense
O trinca ferro por Monteiro Júnior I_icon_minitimeDom maio 04 2014, 14:30 por eder simao satiro

» Navalha de macaco e tiririca
O trinca ferro por Monteiro Júnior I_icon_minitimeSeg Abr 14 2014, 22:41 por Monteiro Junior

» Uso do propolis verde
O trinca ferro por Monteiro Júnior I_icon_minitimeSeg Mar 31 2014, 15:35 por Monteiro Junior

maio 2024

SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Parceiros

Fórum grátis


2 participantes

    O trinca ferro por Monteiro Júnior

    Monteiro Junior
    Monteiro Junior
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 170
    Data de inscrição : 28/11/2013

    O trinca ferro por Monteiro Júnior Empty O trinca ferro por Monteiro Júnior

    Mensagem por Monteiro Junior Qui Dez 12 2013, 20:02

    O trinca-ferro, oque dizer para descrever meu maior amor? Bem posso iniciar dizendo que nenhuma ave ao meu ver se compara ao Trinca ferro, uma explosão de felicidade ou um desastre, esses limiares andam muito lado a lado, em um limite quase imperceptível, digo isso pelo seu temperamento único dentre tantos outros passeriformes, ou vc ama ou nem pensa em maneja-los, um mínimo detalhe quase que invisível faz toda a diferença e vou mais além, cada ave tem seu temperamento único, sua individualidade, seu caráter único, não há regra na manutenção e manejo de trinca ferro, que dirá na reprodução, eu felizmente estou me adaptando a reprodução do mesmo, por várias vezes passou por minha mente a vontade de desistir de tudo, mas não tem como, para vcs entenderem esta paixão vem de infância, o Criatório Família Monteiro a qual hoje tenho a honra de estar a frente e dando sequência, está na família a mais de 66 anos, tudo começou com meu avô que passou a meu pai e tios que passaram a mim, afinal nenhum primo ou decendente mostrou interesse nesta nobre arte, bem voltando ao assunto, meu tio criava trincas, meu pai curiós e o meu avô azulào e bicudo, tinha de tudo em todas as casas da família. Mas oque sempre me chamou a atenção? O trinca, pedia um incessantemente ameu tio, nisso eu com 4 anos, idade esta que meu filho tem hj e tbm já se interessou pela arte, dizia eu, -Tio da um desse? E vinha ele com a resposta: claro, quer um passarinho filho? Claro que o tio vai te dar um, chegava em casa era oq? Um coleirinha...  Nada contra a espécie pelo amor de Deus, mas vocês não tem noção da frustração e isso se repetiu por anos e anos a ponto de eu desistir de ter aves, na época não haviam criadores de trinca em abundancia, oque não difere muito dos dias de hoje mas está sim, mais acessível encontrar a espécie, dai a um ano e pouco resolvi "matar a gana" consegui meu primeiro... Bom daí em diante nem preciso falar mais nada, hoje estou estruturando o reinício do criatório da minha família mas agora totalmente voltado a esta maravilha que é o Trinca Ferro. Hoje o Criatório Família Monteiro está engatinhando novamente, mas decidi algo hj, após ouvir muito de uns amigos como o meu mestre Enivaldo e o nosso amigo e também grande entendedor Thiago Pereira - DESISTIR JAMAIS!

    BEM VAMOS FALAR UM POUCO DA ESPÉCIE: Rsrsrs

    Trinca ferro, nome científico, Saltator similis, é uma ave passeriforme da família Thraupidae, que ocorre no Brasil e países limítrofes, de coloração geral olivácea, cabeça acinzentada, garganta ocre-clara, peito e abdome cinzento-oliváceo, lavado de ocre no meio. Sua dieta baseia-se em frutos silvestres e insetos, podendo alimentar-se também de pequenos vertebrados, inclusive atacando ninhos de outras aves para alimentar-se de ovos e filhotes. É uma ave extremamente territorialista, onde o macho dominante, através de seu canto extremamente alto, tenta manter afastado outros machos que tentam adentrar seu domínio.
    O macho e a fêmea são idênticos, sendo o canto o fator que os distingue. Em alguns casos a fêmea pode desenvolver uma espécie de canto parecido com o do macho, mas não tão alto, sendo perfeitamente distinguível. Não se sabe ainda o motivo palo qual algumas fêmeas desenvolvem este canto. Tal fenômeno foi observado em aves mais velhas.
    É uma ave altamente valorizada por criadores e é alvo constante de contrabandistas de animais silvestres.
    Sua criação em cativeiro exige autorização especial do IBAMA, uma vez que este pássaro faz parte da fauna brasileira. Recomenda-se, para aqueles interessados em criar esta ave, a compra de espécimes provenientes de criadouros certificados e anilhados,a fim de evitar o contrabando de aves.
    O trinca-ferro é uma ave que, quando em cativeiro, exige uma alimentação variada e um ambiente limpo e amplo, com exposições diárias ao sol, preferencialmente no período matutino.
    Seu período reprodutivo se dá entre agosto e novembro, sendo que sua ninhada consiste normalmente em 2 ou 3 filhotes, podendo haver exceções.
    A maior dificuldade em conseguir sua reprodução em cativeiro está na alimentação dos filhotes, que consiste basicamente em insetos, sendo que na natureza os pais fornecem uma grande variedade de espécies a fim de conseguir todas as proteínas necessárias para o desenvolvimento necessário dos filhotes.
    Seu habitat natural é a orla das matas, dificilmente sendo encontrado em regiões de mata fechada, preferindo viver na capoeira (vegetação). Seu tempo de vida, dura entre 8 e 12 anos, mas em cativeiro tratados com os devidos cuidados passam dos 20 anos.

    Abraço a todos

    Monteiro Júnior
    Biólogo e Criador
    Administrador do Pássaros & Cia
    Pablo Silva
    Pablo Silva
    Recém Chegado
    Recém Chegado


    Mensagens : 99
    Data de inscrição : 03/12/2013
    Idade : 38
    Localização : Rio de Janeiro

    O trinca ferro por Monteiro Júnior Empty Re: O trinca ferro por Monteiro Júnior

    Mensagem por Pablo Silva Sex Dez 13 2013, 13:38

    Nossa que bacana, é isso ai siga em frente.

      Data/hora atual: Sáb maio 11 2024, 08:10